Diversos autores e investigadores têm salientado que o potencial da IdC no ensino está a ganhar preponderância, sobretudo através do conceito de “hipersituação”, que se tem afirmado como a mais valia da IdC na Educação.
A “hipersituação” surge como a capacidade de amplificação do conhecimento baseado geolocalização do utilizador, permitindo a sua contextualização. Ou seja, os dados provenientes do meio são disponibilizados aos alunos em tempo real e de forma contextualizada com os seus interesses, geolocalização e nível escolar.
Na mesma linha, a Cisco Systems, visiona a IdC como promotora de ambientes sensíveis ao contexto, onde os objetos podem comunicar com o aluno e vice-versa para gerar experiências de aprendizagem interativas. Neste cenário, os alunos terão a capacidade de monitorizar o seu próprio ambiente circundante e obter dados em tempo real emitidos por objetos conectados. Neste quadro, interpreta-se objetos como não sendo apenas “coisas”, mas podendo ser, por exemplo, animais ou plantas.
No desenvolvimento do PAprICa, considerou-se a par do conceito de “hipersituação”, a aproximação da escola à realidade sociotecnológica dos alunos, uma vez que no quotidiano é comum os alunos serem confrontados com sistemas IdC (principalmente nas sociedades mais desenvolvidas). Considerou-se, ainda, que a IdC poderá afirmar-se como um importante contributo para a alteração de paradigmas relativos a outras tecnologias usadas na educação, como, por exemplo, os ebooks.
Estas reflexões e explanações encontram-se mais desenvolvidas nas publicações realizadas no âmbito deste projeto e que podem aceder através da secção “Divulgação”.